sexta-feira, 22 de julho de 2011

JOHN FADEFF


Nasceu em San Francisco, USA

Estudos      
Estudou pintura e desenho com Thomas Leighton  e com Margery Lester em San Francisco,  CA - 1976-1980
Pintura e desenho com Serge Ivanoff em Paris, França 1979|80 
Grau de Bacharelato em Cinema, com especialização em Belas Artes  Universidade Estadual de San Francisco - 2005


Vive e trabalha em São Francisco, USA

Os trabalhos e as animações relacionadas com o trabalho de John Fadeff, são maravilhosamente misteriosos.
Tecnicamente eles estão situados na convergência da criação da imagem por si própria e das aplicações de animação digital de ponta.
A abordagem peculiar e experimental de Fadeff ao imaginário de baixa resolução das formas e das plantas, remete para o trabalho dos primeiros fotógrafos botânicos britânicos, Henry Fox Talbot e a sua amiga Ana Atkins, que igualmente capturavam fetos luminosos e outro tipo de flora local em colotipias unicolores, antes de 1840.
Fadeff afirma que muitas das suas impressões monocromáticas  são de facto criadas através da pressão do seu pé, demonstrando desta forma o seu interesse em manter as coisas baseadas numa estética com pouco  recurso à tecnologia.  
Ao contrário dos primeiros exemplos de Fox Talbot e Atkins, as espécimes de Fadeff não são nem elegantes nem retratam formas  perfeitas, exótica ou etéreas; as pequenas impressões de plantas de Fadeff são raras vezes reconhecidas como tal. Elas são mais evocativas de ervas pisadas, devastadas e obscurecidas pelo processo funk do artista.
Mas essas imagens temperamentais exibem, no entanto, uma nuance de sutileza inesperada e emoção que libertam a imaginação e curiosidade daquele que as vê.

                                                                              Mark Dean Johnson, March 1, 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário