sexta-feira, 22 de julho de 2011

IAN BERRY


Nasceu em Huddersfield, UK - 1984

Estudos     Buckinghamshire Chilterns University – Design Gráfico  e de Publicidade
                     Frist Class Honours 2006

Vive e trabalha na Suécia

Denimu usa tons de ganga para formar sua obra expressando seus pensamentos e memórias. Corta e rasga o Jeans desgastado que dá-lhe os contrastes das suas múltiplas cores de anil para construir imagens de rostos e paisagens.

É um material que o artista utiliza confortavelmente e que com muita frequência leva vestido. No entanto, embora seja um material que é tão pessoal para ele, também é tão omnipresente - para além das fronteiras, raça, idade, classe social e do próprio tempo. Uma relação com o  passado. Ele a vê como sua própria linguagem fluente, a sua voz para o mundo, um material que possa ser entendido na maior parte do mundo.

O jovem artista Inglês está actualmente baseado no sul da Suécia, tendo vivido anteriormente em Londres e Sydney. Muitos dos seus trabalhos são inspirados na Suécia,  local baptizado pelo artista  por “lar” ou “a Americana”, inseparável dos jeans.

O seu projecto agora apresentado "Emergindo da água”, reflete sobre o local para onde a obra será apresentada (na promenade da Praia da Calheta) criando desta forma a figura de uma  garota atraente que está emergindo do mar após um mergulho. A menina da praia com os cabelos molhados, foi executada através de peças de jeans à escala real. O original está assim apresentado no exterior e é complementado com a reprodução exposta na Galeria dos Prazeres.

Denimus gosta de criar um trabalho onde o público em geral possa demonstrar o seu interesse, e não apenas direccionar sua criação para os amantes da arte. Assim a utilização da ganga permite-lhe isso, pois é um material com o qual as pessoas estão tão familiarizadas. Ser capaz de mostrar o trabalho nesta configuração incomum, foi um factor de motivação para Ian Berry , pois o público pode visualizar na praia o sua criação, tendo em conta que muitas das vezes este tipo de pessoas não têm por hábitos passar pelas Galerias e Museus e assim podem desta forma ver o trabalho quando por ali estão de passagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário