quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ISABEL SANTA CLARA


Nasceu na Ilha da Madeira


Estudos :  

Concluiu o curso de Pintura na AMBAM em 1775.
Docente no Centro de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira.


Vive e Trabalha na Ilha da Madeira

 A paisagem oferece, a nómadas e a sedentários, trajectos e obstáculos, pode ser inóspita ou habitável, fatal ou amena, vivida ou sonhada. Constitui a nossa possibilidade de conexão com o mundo, pois a ele acedemos através dessa acidentada superfície. Há muitas maneiras de pensar a paisagem, de ouvi-la, de falar dela, de mostrá-la, consoante a forma de transitarmos pela longa duração dos lugares.

Optou-se, talvez por imposição do espaço estreito e alto do suporte, por recorrer um objecto comum, feito para ligar espaços disjuntos, a diferentes alturas: a escada de mão, desmaterializada, no entanto, por uma aguada azul.

Assim se evoca a sucessão de andares entre o mar e a serra, dos basaltos às casas, dos verdes aos nevoeiros, sem a exaustividade da fitogeografia e da geologia, sem o registo da fotografia, da pintura ou desenho. Apenas se atenta na memória dos percursos, nas palavras e nos seus ecos, no trabalho da memória. Uma paisagem percorrida, vista e nomeada: areia, calhau, rocha, casas, poios, serra, nuvens, céu.


                                                                                                        Isabel Santa Clara

Sem comentários:

Enviar um comentário