terça-feira, 20 de setembro de 2011

MARSHALL WEBER


Nasceu em 1960 em Syosset (Nova Iorque)

Estudos 
     
MFA San Francisco Art Institute -  1983
BFA  san Francisco Art Institute - 1981

Vive e trabalha em Brooklyn, Nova Iorque

Marshall Weber, desde sempre esteve envolvido no movimento Pró-Paz. Em 1968, aos oito anos, assistiu ao “Vietnam Moratorium”  uma marcha que teve lugar em Hartford, Connecticut.

A partir daí tem participado em inúmeras manifestações, ajudando a organizar  projectos, campanhas, protestos e intervenções a favor da Paz. Confessa-se particularmente impressionado com a participação dos ex-combatentes de guerra, que considera essenciais no movimento Pró-paz, pois os soldados são, tal como os civis, vítimas da máquina de guerra.

Ao longo dos últimos anos Marshall Weber tem tido um grande trabalho de apoio a membros dos IVAW - Iraq Veterans Against War (Veteranos do Iraque Contra a Guerra) na sua luta contra as práticas brutais protagonizadas pelas Forças Armadas dos Estados Unidos.

A imagem apresentada "Toy Soldier" (Soldado de Brinquedo) foi desenvolvida para o portfolio "War is Trauma" (A Guerra é trauma). Esta resulta da primeira colaboração internacional entre Booklyn, Justseeds e IVAW. Contará com gravuras de 30 artistas muma tiragem de 130 exemplares que serão utilizados para educar as comunidades à cerca das péssimas condições de saúde mental de muitos soldados e dos limitados recursos destinados a tratamento de problemas de saúde mental dentro das forças armadas americanas.

Este projecto revela também a cumplicidade entre os serviços militares dos EUA e a indústria farmacêutica na exploração de soldados doentes. Esta ligação é crucial pois um aspecto importante do movimento Pró-Paz é lutar para que todos tenham acesso a cuidados de saúde. 



Sem comentários:

Enviar um comentário