terça-feira, 20 de setembro de 2011

ÂNGELA COSTA



Nasceu na ilha da Madeira em 1930

Estudos      

Licenciada pela ESBAL onde foi aluna em Gravura dos professores Teixeira Lopes e Matilde Marçal.


Vive e trabalha na ilha da Madeira

Recordação de infância
Uma das minhas recordações de infância são os bordados. O meu pai tinha uma Casa de Bordados. Aí fazia-se tudo menos bordar: Lavava-se as diversas peças, recortava-se as partes bordadas, engomava-se com ferros de engomar a gasolina e que faziam muito barulho. O que eu via trabalhar era principalmente toalhas. Soube que essas toalhas eram bordadas no campo, nos quintais e nos alpendres, depois vinham já prontas.
Quando eu era pequenina tudo isto era um entretenimento para mim. Passava horas a observar todas essas operações.
Também gostava muito de conversar com as operárias e de assistir ao almoço delas. Levavam o almoço numa malinha de vime ou num cestinho.

A maior parte das vezes comiam milho cozido com cebola picada ou com café preto.  Eu achava esquisito elas comerem sempre isso e não percebia muito bem se elas comiam isso porque gostavam ou porque não tinham outra coisa.
E agora?

Agora, os bordados da Madeira acho que são mesmo uma recordação de infância. Talvez por isso me apeteceu brincar com desenhos de toalhas…
                                                                                                       Ângela Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário